quarta-feira, 10 de setembro de 2014

EXISTE PARAÍSO, INFERNO OU PURGATÓRIO?

As penalidades e os prazeres são inerentes ao grau de perfeição dos Espíritos; cada um tira de si mesmo o principio de sua própria felicidade ou infelicidade; e como estão por toda parte, nenhum lugar localizado nem fechado está destinado a um ou outro. Quanto aos Espíritos encarnados, eles são mais ou menos felizes ou infelizes conforme o mundo que habitem seja mais ou menos avançado.
Em vista disso, o inferno e o paraíso não existem como o homem os representa. Existem Espíritos felizes e infelizes por toda parte, entretanto, os Espíritos da mesma ordem se reúnem por simpatia, mas podem se reunir onde quiserem quando são perfeitos.
A localização exata dos lugares de penalidades e recompensas existe apenas na imaginação do homem e provém da tendência de materializar e circunscrever as coisas das quais eles não podem compreender a essência infinita.
Já o purgatório, são dores físicas e morais, significando o tempo de expiação. É quase sempre na Terra que fazeis vosso purgatório e onde sois obrigados a expiar vossas faltas. O que o homem chama de purgatório é igualmente uma figura pela qual se deve entender não como um lugar qualquer determinado, mas como o estado dos Espíritos imperfeitos, que estão em expiação até a purificação completa que deve elevá-los ao plano dos Espíritos bem aventurados. Essa purificação, operando-se nas diversas encarnações, faz com que o purgatório consista nas provas da vida corporal.

Livro: O Livro dos Espíritos. Foto: Pacífico Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário